Associação Espírita

José Ferreira de Moraes

José Ferreira de Moraes Voltar

A instituição


A instituição

Blog

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA JOSÉ FERREIRA DE MORAES

A Associação Espírita José Ferreira de Moraes foi fundada, como grupo, em 3 de maio de 1929, por pessoas da comunidade que se identificavam com os ideais espíritas. Suas atividades foram iniciadas numa sala cedida por um simpatizante do grupo, no prédio onde hoje se situa o Hotel Pampa em São Borja.

No dia 31 de março de 1934 foi criada, de fato e de direito, a Sociedade Espírita Dr. José Ferreira de Moraes, elaborando-se então o primeiro estatuto que a regeria, elegendo-se o primeiro presidente, Oscar Ramos da Silva.

Em 20 de Janeiro de 1940, ocorreu a filiação junto à Federação Espírita do Rio Grande do Sul, a FERGS, sendo uma das mais antigas casas federadas do estado. Em dezembro de 2006, a Sociedade passou a denominar-se Associação Espírita José Ferreira de Moraes.

Atualmente a instituição conta com amplas instalações e uma variedade de atividades voltadas para toda a comunidade. É responsável por administrar a Comunidade Terapêutica Chico Xavier e também a Comunidade Terapêutica Joanna de Ângelis, ambas instituições voltadas para o tratamento da dependência química.

 

Quem foi Ferreira de Moraes?

José Ferreira de Moraes nasceu em 3 de maio de 1957, filho do capitão Manoel Ferreira de Moraes e de Anna Lopes da Silva. Natural de São Borja, então província do Rio Grande do Sul.

Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro em 1882, voltando a São Borja em 1883, onde exerceu sua profissão praticando-a com caridade, sendo reconhecido como “pai dos pobres”.

Morreu no dia de seu aniversário, quando extraía uma bala do corpo de um combatente ferido no município de Alegrete durante a Revolução Federalista, em 1893.

Acredita-se que tenha tido contato com o Espiritismo durante o curso de Medicina, tendo em vista que primeiro Centro Espírita do Rio de Janeiro foi fundado em 1876 e em 1884 foi fundada a Federação Espírita Brasileira com sede naquela cidade. Em 30 de novembro de 1888, o médico Dr. José Ferreira de Moraes fundou o Grupo Espiritista em São Borja nominado “Fraternidade”, dando origem ao espiritismo em São Borja, há mais de 120 anos.